
Menção Honrosa
Archasm Concurso Internacional de Ideias.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Setembro 2016.
Autores: Francisco Sampaio e Marcos Dornelles.
⟶ Homepage do Concurso
⟶ Artigo no ArchDaily Brasil
ADHOCABILIDADE
“Adhocismo” é um termo que denota um princípio de ação que possua velocidade ou economia; e finalidade ou utilidade. Ele envolve utilizar um sistema disponível ou lidar com uma situação existente de uma nova maneira para resolver um problema de forma rápida e eficiente.
A principal ideia por trás do projeto é tirar proveito de dois materiais existentes, que estão disponíveis em abundância próximos ao terreno, combiná-los da forma mais simples possível, e criar uma grande área protegida das intempéries. Cerca de cinco quilômetros do local do projeto, que está situado no meio da praia de Copacabana, um canal liga o mar à Lagoa Rodrigo de Freitas. A sedimentação deste canal em sua ligação com o mar acumula uma grande quantidade de areia, que tem de ser constantemente realocada em uma espécie de trabalho de Sísifo, exigindo uma escavadeira em tempo integral no local para espalhar a areia pela praia. Da mesma forma, devido ao confuso planejamento na construção da Linha Olímpica do Metrô, há sobrando uma quantidade absurda de segmentos de túnel em concreto pré-moldado, que foram produzidos em excesso e não serão mais necessários. Uma sustentabilidade livre de engenhocas e sem o auxílio de alquimias paramétricas sofisticadas ou pseudo-relações com “mãe terra”.
Assim, o conceito é misturar esses dois suprimentos inusitados de uma forma “ad hoc” e gerar um longo túnel coberto, que vai abrigar o programa necessário para o FanBox, ao mesmo tempo que cria uma colina artificial na praia, apresentando aos visitantes incríveis novos pontos de vista da exuberante paisagem carioca.





