Vencedor do
Segundo Prêmio
Juri estudantil

ChiDesign Concurso Internacional de Ideias.
Chicago, IL, Estados Unidos, Setembro 2015.
Autores: Francisco Sampaio e Marcos Dornelles.

⟶ Homepage do Concurso
⟶ Artigo no ArchDaily Brasil

TINKERABILIDADE

A principal ideia por trás do projeto é a geração de uma estrutura altamente flexível e responsiva para abrigar todos os espaços educacionais, de aprendizagem e de exposições. Através da criação de um suporte aberto e adaptável, combinado com ferramentas de alta tecnologia para a personalização de elementos de piso, parede, escada e fachada, um novo tipo de edifício é concebido. Uma construção que vive, aprende e evolui, permitindo um método de aprendizagem revolucionário, onde o edifício em si é uma ferramenta ativa que inspira as pessoas a acreditar no poder do design e da arquitetura.

Assim como crianças brincando em uma caixa de areia, os alunos têm a possibilidade de manipular os diferentes elementos dentro deste ‘suporte controlado’ de maneira colaborativa – com a instrução e curadoria das instituições docentes – contribuindo, portanto, para a contínua transformação do edifício. Ao misturar as suas próprias experiências com um ‘brinquedo de montar’ em escala real, os alunos podem gerar uma expressão verdadeiramente coletiva, ofuscando o limite entre o usuário e o designer.

Além do potencial educativo deste método, outro objetivo importante é a geração de lugares e situações onde o público possa aprender sobre a arquitetura, mas onde também os arquitetos e designers possam aprender com o público. O CADE – Center for Architecture and Design Education (Centro de Educação de Arquitetura e Design), será um local onde a vitalidade urbana de Chicago, com sua história de influência arquitetônica, será capturada, permitindo assim que as pessoas interajam com uma estrutura didática e com a cidade em torno dela.

– Croquis Preliminares
– Axonometric Section –
O papel da estrutura é o de proporcionar uma plataforma ou um suporte para que leigos e aprendizes de design e arquitetura possam aprender sobre espaço, luz, forma, materiais e escala. Referências da rica história arquitetônica de Chicago podem ser utilizadas para ilustrar estes temas e servem como “cobaias” ao longo da vida do edifício.
– Form “following” function –
Aqui uma interpretação literal do princípio “a forma segue a função” pode ser observada, uma vez que a forma do edifício está constantemente ‘perseguindo’ as funções que ele pode abrigar, adaptando e alterando “a si mesmo”, reorganizando-se, crescendo ou diminuindo.
– Current Demand: Proposed Layout –
Como os usos do edifício devem mudar, crescer ou encolher durante a vida útil do projeto, o que é ilustrado aqui é uma apropriação da estrutura proposta pelo programa apresentado nas bases do concurso, ao invés de um layout fixo e definitivo dos espaços interiores.
– Hackable Architecture –
Assim como os usos e as funções de um edifício evoluem ao longo do tempo, as técnicas e métodos de construção e montagem estão sendo constantemente pesquisados e desenvolvidos. As crescentes possibilidades oferecidas pelos processos de fabricação automatizados e digitais devem ser abordadas tanto como ferramentas de aprendizagem quanto como forma de permitir que pessoas comuns vejam seus próprios designs facilmente realizados.
– Open-air architectural gallery –
A altura e localização privilegiadas do terraço na cobertura criam o local ideal para um museu de arquitetura a céu aberto, onde tanto exposições quanto eventos permanentes e temporários poderão ser organizados. Nesta imagem, por exemplo, uma exposição sobre estruturas metálicas leves pode ser observada.
– Urban Foyer –
O lobby de entrada da ‘Chicago Architecture Foundation’ (Fundação de Arquitetura de Chicago) é um espaço chave de ligação do espaço urbano com os diversos usos previstos para o edifício no tempo atual. Como com qualquer outro aspecto deste conceito, a relação entre interior e exterior pode ser manipulada ao longo do ano, na medida em que mudam as estações.
– By night, a colorful landmark –
Como resultado da natureza dinâmica do edifício, sua aparência é bastante distinta do seu entorno urbano noturno. Se durante o dia o que prevalece é a silhueta do prisma de vidro, à noite, o que mais se destaca é a grade de cores ditada pelos ambientes interiores.
– By day, a discreet glass prism –
Além dos principais elementos estruturais, a pele dupla do edifício é um aspecto importante na relação entre o ambiente de aprendizagem e a cidade. Além dos aspectos ambientais e climáticos deste recurso, as duas camadas deste invólucro podem ser manipuladas para mediar o grau desse contato.
– O Painel –
– O Certificado –